terça-feira, 16 de junho de 2009

RUBINÉIA QUALIDADE DE VIDA

Qualidade de vida Rubinéia, 3ª colocação no índice de Responsabilidade Social: Longevidade.

"A modernização e a eficiência na administração pública dependem da correta utilização das técnicas inovadoras colocadas permanentemente à nossa disposição", declarou o deputado Vaz de Lima, presidente da Assembléia Legislativa, quando do lançamento no último dia 10, terça-feira, do Índice Paulista de Responsabilidade Social, em sua 5ª versão.
O conjunto de dados e análises que formam esse índice propicia uma visão abrangente e ao mesmo tempo detalhada do desempenho dos 645 municípios paulistas nas três vertentes que compõem o IPRS: riqueza, longevidade e escolaridade.
Ao avaliar o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) relativo aos anos de 2005 e 2006, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) estabeleceu também um ranking dos municípios melhores avaliados, individualmente, nos itens riqueza, longevidade e escolaridade. De nossa minirregião os destaques foram Rubinéia, 3º lugar no Estado no ranking longevidade (perspectiva de vida) Na avaliação da longevidade da população Estadual, a Fundação Seade levou em consideração dados referentes à mortalidade infantil, recém-nascidos, de pessoas entre 15 e 39 anos e acima de 60 anos.
No item escolaridade, foram contabilizados dados relativos ao percentual da frequência escolar de jovens de 15 a 17 anos no ensino fundamental, de jovens na mesma idade, com pelos menos quatro anos de estudo, além de jovens de 18 a 19 anos com ensino médio completo e o percentual de crianças de 5 a 6 anos que frequentam a pré-escola
Santa Fé do Sul integra o "Grupo 3" do IPRS é aquele que engloba os municípios com baixos índices de riqueza, mas bons indicadores sociais. Da região administrativa de Rio Preto, além de Santa Fé, classificaram-se nesse grupo Bady Bassitt, Cedral, Itajobi, Jales, José Bonifácio, Monte Aprazível, Nova Granada, Paulo de Faria, Tabapuã, Tanabi, Valentim Gentil e Votuporanga.

Outros 27 municípios estão no "Grupo 4", que abriga aqueles com baixos níveis de riqueza e indicadores intermediários de longevidade e escolaridade. Estão abrigados nessa faixa os municípios de Bálsamo, Elisiário, Guapiaçu, Ibirá, Jaci, Palestina, Pindorama, Urupês e Zacarias.

Os municípios de Indiaporã e Populina integram o "Grupo 5" do IPRS. Nele estão os municípios mais desfavorecidos do Estado de São Paulo, tanto em acúmulo de riqueza como nos indicadores sociais de longevidade e escolaridade.

domingo, 14 de junho de 2009

PONTE RODOFERROVIÁRIA

Ponte Rodoferroviária


RIO PARANA RUBINÉIA/SP

A Ponte Rodoferroviária liga os estados brasileiros de Mato Grosso do Sul e São Paulo sobre o Rio Paraná, unindo a cidade sul-matogrossense de Aparecida do Taboado à cidade paulista de Rubinéia.
Foi inaugurada em 29 de maio de 1998, após um investimento de mais de R$ 800 milhões pelos governo Fernando Henrique e de São Paulo. A construção ficou a cargo da construtora brasileira Constran.

Possui quatro faixas de rolamento para veículos rodoviários na parte superior, duas em cada sentido, ligando as rodovias Euclides da Cunha (SP-320) e BR-158, sendo importante ligação entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Na parte inferior possui uma via ferroviária.
Sua construção possibilitou a conclusão da ferrovia Ferronorte, que liga a malha ferroviária do Estado de São Paulo à cidade de Alto Taquari, no estado de Mato Grosso, permitindo o escoamento da produção de grãos de parte do Centro-Oeste brasileiro.
Sua extensão total é de 3.700 metros, sendo portanto a maior ponte fluvial brasileira. Cada vão possui 100 metros de extensão. Ponte Rodoferroviária liga os estados brasileiros de Mato Grosso do Sul e São Paulo sobre o Rio Paraná, unindo a cidade sul-mato-grossense de Aparecida do Taboado à cidade paulista de Rubinéia.

Sua construção fora defendida por Euclides da Cunha, em 1901 e, meio século depois, na Conferência dos Governadores da Bacia Paraná-Uruguai.
Foi inaugurada em 29 de maio de 1998, após um investimento de mais de R$ 800 milhões pelos governos federal e de São Paulo. A construção ficou a cargo da construtora brasileira Constran.
Possui quatro faixas de rolamento para veículos rodoviários na parte superior, duas em cada sentido, ligando as rodovias Euclides da Cunha (SP-320) e BR-158, sendo importante ligação entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Na parte inferior possui uma via ferroviária.
Sua construção possibilitou a conclusão da ferrovia Ferronorte, que liga a malha ferroviária do estado de São Paulo à cidade de Alto Taquari, no estado de Mato Grosso, permitindo o escoamento da produção de grãos de parte do Centro-Oeste brasileiro.
Sua extensão total é de 3.700 metros, sendo portanto a maior ponte fluvial brasileira. Cada vão possui 100 metros de extensão. Na sua construção foi utilizada uma plataforma flutuante alemã, ficando durante alguns anos abandonada ao lado da ponte. Em execução judicial pelo não pagamento da mesma ao credor, ela foi arrematada em leilão.
Nessa obra foi utilizado pela primeira um sistema de alerta de tempestades específico para essa obra. O meteorologista responsável, mais conhecido como o "homem do tempo", se chamava Nilo José do Nascimento Franco. E com este monitoramento não ocorreram vitimas, em função das intensas tempestades que ocorriam na região.

Uma ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná, com 2600 metros de extensão, ligando os municípios de Rubineia, em São Paulo, a Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do Sul;

Dois viadutos de acesso à Ponte, a partir da malha viária existente, com extensão aproximada de 720 metros da lado São Paulo e de 450 metros do lado Mato Grosso do Sul:

Um acesso ferroviário, da ponte à cidade de Santa Fé do Sul, em São Paulo, com extensão aproximada de 16,5 km, integrando por ferrovia as regiões sudeste e centro-oeste do país, constituindo-se na interligação da malha da Fepasa com a Ferronorte.

Um acesso rodoviário, ligando a SP-597 (Rubinéia/Santa Fé do Sul / Santa Clara) que deriva da Rodovia Euclides da Cunha em São Paulo, à Ponte, com extensão aproximada de 8 km.

O BRASIL TEM 26 ESTADOS COM NOMES DE DIVERSAS ORIGENS DIFERENTES. CONHEÇA A ORIGEM DESSES NOMES!

    Os  estados do Brasil  são, segundo definição do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,   entidades autônomas  que possuem se...