Ponte
Rodoferroviária
RIO
PARANA RUBINÉIA/SP
A
Ponte Rodoferroviária liga os estados brasileiros de Mato Grosso do Sul e São Paulo sobre o Rio Paraná, unindo a
cidade sul-matogrossense de Aparecida do Taboado à cidade paulista de Rubinéia.
Foi
inaugurada em 29 de maio de 1998, após um investimento
de mais de R$ 800 milhões pelos governo Fernando Henrique e de São Paulo. A
construção ficou a cargo da construtora brasileira Constran.
Possui
quatro faixas de rolamento para veículos rodoviários na parte superior, duas em
cada sentido, ligando as rodovias Euclides da Cunha (SP-320)
e BR-158,
sendo importante ligação entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Na
parte inferior possui uma via ferroviária.
Sua construção possibilitou a conclusão da ferrovia Ferronorte, que liga a malha ferroviária do Estado de São Paulo à cidade de Alto Taquari, no estado de Mato Grosso, permitindo o escoamento da produção de grãos de parte do Centro-Oeste brasileiro.
Sua extensão total é de 3.700 metros, sendo portanto a maior ponte fluvial brasileira. Cada vão possui 100 metros de extensão. A Ponte Rodoferroviária liga os estados brasileiros de Mato Grosso do Sul e São Paulo sobre o Rio Paraná, unindo a cidade sul-mato-grossense de Aparecida do Taboado à cidade paulista de Rubinéia.
Sua construção possibilitou a conclusão da ferrovia Ferronorte, que liga a malha ferroviária do Estado de São Paulo à cidade de Alto Taquari, no estado de Mato Grosso, permitindo o escoamento da produção de grãos de parte do Centro-Oeste brasileiro.
Sua extensão total é de 3.700 metros, sendo portanto a maior ponte fluvial brasileira. Cada vão possui 100 metros de extensão. A Ponte Rodoferroviária liga os estados brasileiros de Mato Grosso do Sul e São Paulo sobre o Rio Paraná, unindo a cidade sul-mato-grossense de Aparecida do Taboado à cidade paulista de Rubinéia.
Sua construção fora defendida por Euclides da
Cunha, em 1901 e, meio século depois, na Conferência dos
Governadores da Bacia Paraná-Uruguai.
Foi inaugurada em 29 de maio de 1998, após um investimento
de mais de R$ 800 milhões pelos governos federal e de São Paulo. A construção
ficou a cargo da construtora brasileira Constran.
Possui quatro faixas de rolamento para veículos
rodoviários na parte superior, duas em cada sentido, ligando as rodovias
Euclides da Cunha (SP-320)
e BR-158,
sendo importante ligação entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Na parte inferior possui uma via ferroviária.
Sua construção possibilitou a conclusão da ferrovia Ferronorte,
que liga a malha ferroviária do estado de São Paulo à
cidade de Alto Taquari, no estado de Mato Grosso,
permitindo o escoamento da produção de grãos de parte do Centro-Oeste
brasileiro.
Sua extensão total é de 3.700 metros, sendo portanto a
maior ponte fluvial brasileira. Cada vão possui 100 metros de extensão. Na sua
construção foi utilizada uma plataforma flutuante alemã, ficando
durante alguns anos abandonada ao lado da ponte. Em execução judicial pelo não
pagamento da mesma ao credor, ela foi arrematada em leilão.
Nessa obra foi utilizado pela primeira um sistema de
alerta de tempestades específico para essa obra. O meteorologista responsável,
mais conhecido como o "homem do tempo", se chamava Nilo José do
Nascimento Franco. E com este monitoramento não ocorreram vitimas, em função
das intensas tempestades que ocorriam na região.
Uma ponte
Rodoferroviária sobre o Rio Paraná, com 2600 metros de extensão, ligando os
municípios de Rubineia, em São Paulo, a Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do
Sul;
Dois
viadutos de acesso à Ponte, a partir da malha viária existente, com extensão
aproximada de 720 metros da lado São Paulo e de 450 metros do lado Mato Grosso
do Sul:
Um acesso
ferroviário, da ponte à cidade de Santa Fé do Sul, em São Paulo, com extensão
aproximada de 16,5 km, integrando por ferrovia as regiões sudeste e
centro-oeste do país, constituindo-se na interligação da malha da Fepasa com
a Ferronorte.
Um acesso
rodoviário, ligando a SP-597 (Rubinéia/Santa Fé do Sul / Santa Clara) que
deriva da Rodovia Euclides da Cunha em São Paulo, à Ponte, com extensão
aproximada de 8 km.
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