sábado, 16 de outubro de 2021

OS ESTADOS DO BRASIL E SUAS DENOMINAÇÕES

 

Os estados do Brasil são, segundo definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entidades autônomas que possuem seus próprios governos, bem como suas próprias constituições. Juntos, formam a República Federativa do Brasil. São também denominados unidades federativas.

O Brasil já passou por diversas regionalizações, as quais mudaram a configuração do território brasileiro ao longo dos anos. A atual regionalização está relacionada com a Constituição Federal de 1988, na qual alguns estados surgiram e outros territórios foram elevados à categoria de estado.

 



Quantos estados tem o Brasil?

Atualmente, o Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, ao todo são 27 unidades federativas. Contudo, o território brasileiro nem sempre foi organizado dessa forma. Entre os anos de 1500 e 1822 (período colonial), o Brasil não existia como uma nação. A parte conhecida do país era de posse do governo português e também do espanhol, tendo sido dividida em capitanias hereditárias.

Por volta de 1789, houve modificações na organização do território com a expansão territorial proporcionada pelo Tratado de Madri, e nomes como Grão-Pará e São Paulo já eram conhecidos no território brasileiro. A partir de 1889, os contornos do Brasil estavam mais próximos dos que conhecemos atualmente. A região do Grão-Pará foi extinta e deu origem à província do Pará e à província do Amazonas. Foi a partir da Proclamação da República, em 1889, que as províncias brasileiras tornaram-se estados, oficializados por meio da Constituição de 1891.

Em 1942, criaram-se o território de Rio Branco (que, depois, elevou-se à categoria de estado e foi nomeado Roraima) e o arquipélago de Fernando de Noronha. A partir de 1943, o Acre torna-se um território administrado pelo governo brasileiro. No ano de 1960, o território do estado de Goiás foi desmembrado, na divisa, do território do estado de Minas Gerais, passando a abrigar então a capital do país, Brasília, sediada no que ficou conhecido como Distrito Federal. No ano de 1962, o território do Acre elevou-se à categoria de estado. No ano de 1977, a parte sul do estado do Mato Grosso deu origem ao estado do Mato Grosso do Sul. Em 1991, foi criado o estado de Rondônia.

A atual configuração do território brasileiro deu-se a partir da Constituição Federal de 1988. Amapá e Roraima foram elevados à categoria de estado. Fernando de Noronha foi integrado ao estado de Pernambuco. O estado de Goiás foi novamente desmembrado e sua porção norte deu origem ao estado do Tocantins.

 

Regiões do Brasil


Segundo a classificação do IBGE, o Brasil é dividido em cinco regiões.

 

O Brasil é dividido, segundo o IBGE, em cinco regiões. Essas representam agrupamentos de estados que possuem características semelhantes, as quais, em conjunto, permitem uma melhor análise e interpretação de dados de suas áreas comuns e, consequentemente, de suas respectivas regiões. Ao contrário dos estados, as regiões não possuem um governo ou representantes jurídicos, representando apenas a união das unidades federativas que se assemelham de acordo com diversos fatores.

Principais estados brasileiros

Para pautar a atuação dos gestores públicos em prover os serviços básicos necessários à população, foi criado o Ranking de Competitividade dos Estados, em 2011, pelo Centro de Liderança Pública. O objetivo desse ranking é avaliar a administração pública, bem como auxiliar o cidadão a compreender as principais questões do seu estado. Isso é feito com base em 10 pilares estratégicos, como sustentabilidade ambientalcapital humanoeducaçãoinfra-estruturarsegurança pública e 68 outros indicadores, sendo esses reavaliados a cada ano.

Segundo o nível de competitividade, o estado de São Paulo lidera o ranking seguido pelo estado de Santa Catarina, com Distrito Federal em terceiro lugar e o Paraná em quarto. Os estados com os menores desempenhos no ranking são o Acre, que assume a última posição, Maranhão, Sergipe e Amapá.

 

O Brasil tem 26 estados com nomes de diversas origens diferentes. Conheça a origem desses nomes!

 

As cinco regiões são:

1) Região Norte

 

É a maior região em extensão territorial, correspondendo a, aproximadamente, 45,2% do território nacional, segundo o IBGE. Compreende sete estados: Amazonas, Acre, Amapá, Tocantins, Pará, Roraima e Rondônia.

   

Acre - (Capital Rio Branco): Significa, literalmente, "pedaço de terra", pois foi nessas condições que o estado foi comprado da Bolívia no Tratado de Petrópolis.

Acre: possui cerca 164.123,738 km² e uma população estimada em 869.265 habitantes. Quem nasce nesse estado é acreano. Possui 22 municípios.


Amapá - (Capital Macapá): Há duas explicações para o nome: uma vem do tupi moderno, e significaria "lugar ('paba') de chuvas ('ama'), onde chove"; a outra parte do nheengatu e significa "ilha", que é um "terreno que acaba".

Amapá: possui cerca de 142.828 km² e uma população estimada em 829.494 habitantes. Quem nasce nesse estado é amapaense. Apresenta 16 municípios.


Amazonas - (Capital Manaus): O nome remete à grande floresta tropical que envolve o estado, que por sua vez tem esse nome em homenagem às amazonas gregas (tradução direta: "sem seios"), guerreiras mitológicas que os espanhóis projetaram sobre a mitologia indígena da região.

Amazonas: possui, aproximadamente, 1.559.146 km² e uma população estimada em 4.080.611 habitantes. Quem nasce nesse estado é amazonense. Apresenta 62 municípios.


Pará - (Capital Belém): O termo vem de uma apropriação do tupi-guarani, pois na língua, o braço direito do Rio Amazonas era chamado de "rio-mar" pela caudalosidade. No original, seria "pa'ra".

Pará: apresenta cerca de 1.247.954 km² e uma população total de 8.578.051 habitantes. Quem nasce nesse estado é paraense. Possui 144 municípios.

 

Rondônia - (Capital Porto Velho): Homenagem ao marechal e sertanista Candido Rondon, responsável pelas expedições que adentraram a Amazônia brasileira e chegou às fozes da região.

Rondônia: apresenta cerca de 237.590 e uma população estimada em 1.787.279 habitantes. Quem nasce nesse estado é rondoniense. Possui 52 municípios.


Roraima - (Capital Boa Vista): Devido à paisagem composta por serras e desfiladeiros preenchidos pela floresta tropical, o estado recebeu o nome de "serra verde" em ianomami ("roro-îmã").

Roraima: possui 224.300 km² e uma população de, aproximadamente, 576.568 habitantes. Quem nasce nesse estado é roraimense. Apresenta 15 municípios.


Tocantins - (Capital Palmas): O nome é proveniente do Rio Tocantins, que corta o estado e por sua vez tem esse nome pela ocupação da tribo tocantim na época em que chegaram à região.

Tocantins: abrange uma área de 277.620 km² e possui uma população estimada em 1.550.194 habitantes. Quem nasce nesse estado é tocantinense. Possui 139 municípios.

 

2) Região Nordeste

É a região com maior número de estados e terceira maior do país, correspondendo a, aproximadamente, 18% do território brasileiro, segundo o IBGE. Compreende nove estados, sendo eles: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.


Alagoas - (Capital Maceió): O nome é uma referência às inúmeras lagoas e rios que preenchem a região.

Alagoas: possui cerca 27.848 km² e uma população estimada em 3.322.820 habitantes. Quem nasce nesse estado é alagoano. Apresenta 102 municípios.


Bahia - (Capital Salvador): É uma referência ao primeiro uso da região, que é uma baía, na atividade portuária. Primeiramente, a província era a Bahia de Todos os Santos.

Bahia: apresenta uma área de 584.733 km² e população de, aproximadamente, 14.812.617 habitantes. Quem nasce nesse estado é baiano. Possui 417 municípios.


Ceará - (Capital Fortaleza): Essa etimologia é confusa: há quem acredite que é uma corruptela de "Sahara", há quem creia ser o nome de uma casta de papagaios, outros que significa "charque", pois é assim que chamam na Paraíba. Outra opção é que seria o nome dado pelos índios que fugiam do RN e significaria "pássaros ("ara") para a caça ("sûu")" em referência à abundância do animal.

Ceará: tem uma área estimada em 148.920 km² e uma população de 9.075.649 habitantes. Quem nasce nesse estado é cearense. Possui 184 municípios.


Maranhão - (Capital São Luiz): Este era o nome que as populações davam ao rio Amazonas antes dos europeus aparecerem e significa "o mar que corre" (Mar'Anhan).

Maranhão: possui uma área de, aproximadamente, 331.937 km² e uma população de cerca de 7.035.055 de habitantes. Quem nasce nesse estado é maranhense. Apresenta 217 municípios.


Paraíba - (Capital João Pessoa): Referência ao rio que atravessa a capital do estado, significa "Rio ("para", 'rio grande') ruim  ("aíb") de navegar".

Paraíba: abrange uma área de 56.469 km² e tem de 3.996.496 habitantes. Quem nasce nesse estado é paraibano. Possui 223 municípios.


Pernambuco - (Capital Recife): É uma referencia dos indígenas da região aos barcos capazes de atravessar a barreira de recifes, entrando como num "furo". Por isso, "buraco ("pu'ka") no mar ("para'nã")", para'nãbuko.

Pernambuco: compreende uma área de, aproximadamente, 98.149 km² e tem cerca de 9.496.294 de habitantes. Quem nasce nesse estado é pernambucano. Possui 185 municípios.


Piauí - (Capital Teresina): Originalmente São José do Piauí, o nome é uma tradução feita pelos europeus à alcunha "piaû-i", nome guarani que referia à região, em que piau é o nome dado ao peixe pintado e o sufixo "i" faria referência à água.

Piauí: possui 251.577 km², aproximadamente, e uma população de 3.264.531 habitantes. Quem nasce nesse estado é piauiense. Apresenta 224 municípios.


Rio Grande do Norte - (Capital Natal): Tem origem no rio Potengui, da região, e acrescentaram o "do Norte", pois já havia um estado com esse nome no Sul do país.

Rio Grande do Norte: abrange uma área de, aproximadamente, 52.811 km² e tem uma população total de 3.479.010 habitantes. Quem nasce nesse estado é norte-rio-grandense ou potiguar. Possui 167 municípios.


Sergipe - (Capital Aracaju): É uma palavra do tupi-guarani que significa "rio dos siris".

Sergipe: possui uma área de cerca de 21.915 km² e um total de 2.278.308 habitantes. Quem nasce nesse estado é sergipano. Apresenta 75 municípios.




3) Região Centro-Oeste

 

É a segunda maior região do Brasil, territorialmente, com uma área de cerca de 1.606.403 km². Compreende três estados, sendo eles: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além deles, nessa região localiza-se também o Distrito Federal.

Mato Grosso do Sul: abrange uma área de, aproximadamente, 357.145 km² e uma população total de 2.478.023 habitantes. Quem nasce nesse estado é sul-mato-grossense. Possui 77 municípios.

 

Goiás - (Capital Goiânia): Corruptela do nome "Goiaiase" (gwa-ya ze), denominação de uma tribo que ocupava a região no século XVI e que significa "indivíduo próximo de mim, parecido".

Goiás: compreende uma área de 340.111 km² e uma população estimada em 6.991.161 habitantes. Quem nasce nesse estado é goiano. Possui 246 municípios.


Mato Grosso - (Capital Cuiabá) Cunhado pelos sertanistas que adentraram a região em busca de ouro Fernando e Arthur Paes de Barros, é uma referência aos matos virgens de "arvoredo elevado e corpulento" que seriam quase impenetráveis de tão densos. Por isso, a região ficou conhecida como Minas do Mato Grosso.

Mato Grosso: possui uma área de 903.378 km² e, aproximadamente, 3.441.998 habitantes. Quem nasce nesse estado é mato-grossense. Possui 141 municípios.

 

Mato Grosso do Sul - (Capital Campo Grande): É o estado antes interado ao Mato Grosso, mas a Sul.

Mato Grosso do Sul: abrange uma área de, aproximadamente, 357.145 km² e uma população total de 2.478.023 habitantes. Quem nasce nesse estado é sul-mato-grossense. Possui 77 municípios.


Distrito Federal – (Capital Brasília): Alcunha conhecida para destacar a região da capital nacional, sendo um distrito administrativo que pertence plenamente à federação.

Distrito Federal (unidade federativa): possui cerca de 5.779 km² e uma população total de 3.039.444 habitantes. Quem nasce no Distrito Federal é brasiliense.

- Em 1823, José Bonifácio, o Patriarca da Independência, foi a primeira pessoa a se referir à futura capital do Brasil como Brasília. Ele foi uma das pessoas que sugeriu, na época, a 'interiorização' da capital do país.

 

 

4) Região Sudeste

 

É a segunda menor região do país em extensão territorial, ao passo que é a região de maior relevância econômica, considerada o centro de desenvolvimento do Brasil, responsável por cerca de 55,2% do Produto Interno Bruto. É composta por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Espírito Santo - (Capital Vitória): Vasco Fernandes Coutinho, navegador português, deu esse nome à região por chegar na costa do estado em um domingo de Espírito Santo.

Espírito Santo: possui uma área de 46.095 km² e uma população total de 4.016.356. Quem nasce nesse estado é capixaba ou espírito-santense. Apresenta 78 municípios.


Minas Gerais - (Capital Belo Horizonte): A região, do interior do país, era chamada de "Gerais", até encontrarem pedras preciosas na região e criarem a "região de Minas das Gerais".

Minas Gerais: apresenta uma área de 586.522 km² e cerca de 21.119.536 de habitantes. Quem nasce nesse estado é mineiro. Possui 853 municípios.

 

Rio de Janeiro - (Capital Rio de Janeiro): O navio de Gaspar de Lemos chegou ao litoral do estado no dia 1º de janeiro de 1502. Avistando a Baía de Guanabara, se confundiu ao achar que se tratava de um rio.

Rio de Janeiro: compreende uma área de, aproximadamente, 43.780 km² e uma população total de 16.718.956 habitantes. Quem nasce nesse estado é fluminense. Possui 92 municípios.


São Paulo - (Capital São Paulo): Nome dado pelos jesuítas na fundação da vila de São Paulo de Piratininga, fundada no dia 25 de janeiro, dia do santo Paulo, de 1554.

São Paulo: abrange uma área de 248.222 km² e um total aproximado de 45.538.936 habitantes. Quem nasce nesse estado é paulista. Possui 645 municípios.

 

 

5) Região Sul

 É a menor região do Brasil em extensão territorial correspondendo a, apenas, 6,8% do território brasileiro. Compreende três estados: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Paraná - (Capital Curitiba): assim como em Pernambuco, a base etimológica está no termo guarani "para'nã", em que "para" é "mar" e "anã" é "próximo, parecido". Signifcando, seria algo como "rio que parece com um mar, rio grande".

Paraná: apresenta uma área de, aproximadamente, 199.307 km² e uma população total de 11.348.937 habitantes. Quem nasce nesse estado é paranaense. Possui 399 municípios.

 

Rio Grande do Sul - (Capital Porto Alegre): Esse nome veio de uma confusão: viria de um vilarejo que marcava a região onde seria a foz do Rio Grande. Mas não é uma foz, e sim um a Lagoa dos Patos.

Rio Grande do Sul: compreende uma área de, aproximadamente, 281.730 e uma população total de 11.329.605 habitantes. Quem nasce nesse estado é gaúcho ou sul-rio-grandense. Possui 497 municípios.


Santa Catarina - (Capital Florianópolis): O nome foi dado por Francisco Dias Velho, numa de suas idas à ilha de mesmo nome hoje, ao construir uma capela em homenagem a Santa Catarina de Alexandria, cujo nome era o mesmo de uma de suas filhas.

Santa Catarina: abrange uma área de 95.736 km² e apresenta uma população total de 6.910.553 habitantes. Quem nasce nesse estado é catarinense. Possui 295 municípios.


 

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/conheca-origem-etimologica-dos-26-estados-brasileiros.phtml

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/estados-brasil.htm

 

O BRASIL TEM 26 ESTADOS COM NOMES DE DIVERSAS ORIGENS DIFERENTES. CONHEÇA A ORIGEM DESSES NOMES!

    Os  estados do Brasil  são, segundo definição do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,   entidades autônomas  que possuem se...